LogoBahiaMap

Descobre Bahia “de novo”

banner-passeo-de-cavalo 3

emailIconContact

flagEnglish

 

flagFrench
Bookmark and Share
 

 

thumbMapTouristicBahia

Mapa dos
Funcoes
Turisticas

 

thumbMapAirTrafficBahia

Mapa de
Tráfego
Aéreo

 

WeatherButton

Mapa
meteoroligica
de Bahia

 

thumbMapFaunaBrazil

Mapa da
Fauna do
Brasil

 

thumbMapBahiaRelief

Mapa em
relevo de
Bahia

 

thumbMapIndians

Mapa das
terras e aldeias
dos indios
em Bahia

 

 

Mapa da Bahia

Pontos principais sobre a Bahia

 

MapBahiaInSouthAmericaO mapa interativo acima mostra os pontos mais interessante o útil da Bahia.

A Bahia é um estado localizado no Nordeste, macro-região do Brasil (voce pode diminuir o zoom sobre o mapa personalizado do Google acima para colocar a Bahia em perspectiva)

O Brasil é dividido em cinco macro-regiões, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul e conta 26 estados. Com 567.295 km2 a Bahia tem quase a mesma superficie da França com uma população de 14 milhões de habitantes (Fonte IBGE - 2008).

A sua localização geográfica na América do Sul teve uma influência marcada em sua história e a sua actual situação económica e turística. O Nordeste é a região mais próxima da Europa e situa-se antes da África do Sul, que são elementos preponderantes quando as coisas começam em 1500;

Cabral deixa Lisboa o 9 de março de 1500. De lá ele navega sud-oueste, cruzando o Oceano Atlântico, que tenciona beneficiar mais tarde na viagem dos ventos austrais favoráveis para facilitar presumívelmente a sua navegação na direção sudeste das Índias. Para fazer isso ele desenha um grande trajetória na direção da América do Sul planejando de redirecionar suas caravelas depois na direcção do Cabo de Boa Esperança.

Este plano de navegação enviou-lhe o 22 de abril de 1500 para uma terra desconhecida, mais tarde, denominada Costa do Descobrimento, no sul da Bahia onde a sua tripulação viu em primeira o Monte Pascoal (posicionado no mapa, 50 kms interior no sul). De lá Cabral dirige-se ao norte e, finalmente, chega em Porto Seguro, que irá manter em sua memória o lema "é aqui que o Brasil nasceu". MapStatesOfBrazil1

<-- Mapa dos estados do Brasil . Fonte www.ibge.gov.br

Accessar a mapa da evoloçao estadual do Brasil

Desde então, a Bahia transforma-se a escala favorecida para frotas portuguesas na estrada para India.

Uma caravela é fretada imediatamente para trazer a notícia em Lisboa. O Tratado de Tordesilhas recentemente assinado entre Portugal e Espanha (1494) define oficialmente a nova terra como propriedade do Portugal. Esta terra que Cabral pensa ser apenas uma ilha cai sob jurisdição Português e Cabral torna-se o primeiro europeu a reivindicar a descoberta do Brasil no ano 1500.

No início da sua colonização Bahia interessa Português coroa principalmente para suas matérias-primas e como um passo na rota para a Índia. Na verdade, os productos de luxo, como seda, tapetes, porcelanas e especiarias da Ásia são populares na Europa e geram margens. A Bahia é então utilizado como uma ferramenta logística para reabastecimento e reparação de embarcações. Depois a produção agrícola; cana-de-açúcar, café, cacau cresce provocando um movimento significativo de escravos utilisados para essa indústria.

Bahia irá manter a sua predominância natural geográfica, Salvador é proclamada a capital do Brasil e o vínculo entre a Índia, África, Europa e as Américas. A cidade e o estado irá testemunhar um movimento significativo de escravos utilizados para o comércio com a Europa e para o desenvolvimento económico desta parte do mundo. Por isso, a Bahia é hoje não só o berço do Brasil, mas também o berço da cultura africana no Brasil.

Salvador vai se tornar rica e continuar a ser a capital do Brasil para mais de 250 anos. Desde passado Salvador tem herdado muitos depoimentos (veja o mapa de Salvador), o que torna a Bahia e Salvador um estado e uma cidade extremamente interessantes em termos de cultura e turismo.

 

Hoje outras cidades da Bahia têm tomado uma posição econômica importante; Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, ou um valor turístico reconhecido; Porto Seguro, Ilhéus, Morro de São Paulo, Itacaré, Trancoso, Costa do Sauípe.

A Bahia possui uma posição estratégica na rede quase circular das principais cidades brasileiras.Bahia&MainCities Visto que o Brasil confina com quase todos os outros países da América do Sul, a Bahia confina quase todas as macro-regiões do Brasil. E tem uma fronteira com o Oceano.

O estado da Bahia é atravessado de norte ao sul, por várias montanhas, sendo a mais representativa a Chapada Diamantina (visto mais claramente no mapa em modo “Terrain”). A Chapada é nivelada por estratos horizontais de arenito, conforme mostrado nas fotos da Chapada Diamantina, no mapa interactivo da Bahia, acima, a oeste de Salvador.

A geografia da Bahia é esquematicamente dividida em duas áreas principais, em cada lado das montanhas; a leste a zona que abrigava originalmente a Mata Atlântica (Primitive Mata Atlântica), com um solo úmido e férteis e o Cerrado, na zona oeste com um clima seco e mais pobre de vegetação.

As áreas florestais que foram preservadas a partir da invasão humana estão localizadas principalmente nas regiões montanhosas, onde o acesso é difícil. O eco-sistema da Mata Atlântica e o seu clima são propícios por caracterizar uma grande rede idraulica que fornece água para quase 80 milhões de brasileiros. As autoridades tomaram conhecimento da necessidade de preservar este recurso natural e sua biodiversidade, que ultrapassa o da Amazônia respeito a certas espécies de flora.

mapTrainRailwayBahiaBrazilA Bahia é atravessada por um rio, o Rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais (à esquerda ao sul do estado da Bahia no mapa), e atravessa a maior parte da área do Cerrado. A represa hidroeléctrica, ao norte do estado criou uma grande retenção de água (Itaparica) observáveis no mapa.

O litoral da Bahia é dividido em 6 áreas de norte a sul, a Costa dos Coqueiros (incluindo Costa de Sauípe, a norte de Salvador), Baía de Todos os Santos, Costa do Dendê, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento (Porto Seguro) e a Costa das Baleias.

O mapa à esquerda mostra ligação ferroviária entre Salvador de Bahia e Belo Horizonte (Minas Gerais), essencialmente para fins agrícolas e industriais. As duas outras rotas liga Salvador com Juazeiro (Petrolina) e as cidades da Costa do Atlântico Nordeste.

Alguns vídeos sobre a Bahia eo Brasil.

Informação recente sobre a Bahia e Brasil.

Eco-Hosting

 

 

Comente-esta-pagina